Pular para o conteúdo principal

10 Maravilhosas Receitas de Filé Mignon


Pergunte a cinco donas de casa qual a melhor e mais saborosa carne?
Com certeza a maioria delas lhe dirá que é o filé mignon. Considerado por muitos o mais nobre dos cortes, caracteriza-se pela maciez e sabor adocicado. Não é uma das carnes mais procuradas para churrasco, mas pode dar excelente resultado quando preparado na grelha, sempre em pedaços grandes ou inteiro. também pode entrar como ingrediente do "xixo" ou "espetinho", com outro tipo de carne, seja de frango ou suína ou até mesmo linguiça, bacon, cebola, pimentão, fica delicioso.

01 - Filé Mignon com Bacon e Cebolas



Ingredientes:

1 filé mignon inteiro
sal a gosto
pimenta do reino
3 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em cubos
fatias de bacon cortadas em quadradinhos
palitos de dentes

Modo de Preparo

Tempere a carne com azeite, sal, alho moído e uma pitada de pimenta do reino. Corte as fatias de bacon e cebola em pequenos cubinhos e coloque presos os dois juntos (primeiro a cebola e por cima o bacon para derreter e carregar o tempero para dentro das fibras de carne), com a ajuda de palitos de dentes, por toda a superfície da carne. Leve para a churrasqueira de bafo em fogo alto para dourar ou até ficar corada por fora e rosada por dentro. Fique de olho para não passar do tempo. Deve ser servida meio mal passada para não ficar com a textura seca.

02 - Filé Mignon Grelhado com Abacaxi




Ingredientes:

4 medalhões de filé mignon
1/2 abacaxi médio
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
sal a gosto

Modo de Preparo

Coloque uma frigideira de 30 cm de diâmetro no fogo e deixe aquecer. Lave os medalhões, seque com toalha de papel e unte-os com azeite de oliva. Polvilhe com a pimenta do reino e reserve.
Descasque o abacaxi e corte 4 fatias de 1 cm de espessura, reserve. Coloque os medalhões na frigideira e deixe até dourar dos dois lados. Assim que a carne estiver pronta, polvilhe o sal e vire de lado para tomar gosto. Retire os medalhões e reserve, mantendo-os aquecidos, Na mesma frigideira, disponha as fatias de abacaxi e grelhe por 2 minutos. Retire do fogo, distribua as fatias de abacaxi nos pratos, coloque os medalhões por cima e sirva.

03 - Rosbifes de Mignon com Ervas



Ingredientes:
1 pedaço de filé mignon de 1,5 kg
sal e pimenta do reino
2 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em rodelas
3 colheres (sopa) de salsa picadinha
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de manjericão picado
3 colheres (sopa) de mostarda

Modo de Preparo:

Limpe bem o filé mignon e corte em fatias finas e pequenas. Coloque uma ou duas colheres (sopa) de manteiga em uma chapa e deixe aquecer bem até derreter totalmente. Coloque os filés ( poucos para não perder a temperatura alta) para fritar e sal a gosto ( sal normal de cozinha). Quando o suco da carne estiver aparecendo na superfície, vire-os e deixe-os dourar. Retire os bifes da chapa e mantenha-os aquecidos. Quando terminar de fritar todos os bifes, coloque o catupiry na chapa junto com mais um pouco de manteiga ou margarina misturando bem para que absorva o gosto dos bifes. Cubra os bifes com o catupiry e sirva bem quente.

04 - Filé Mignon na Chapa com Catupiry

Ingredientes
1 peça de filé mignon
200 g de catupiry
manteiga ou margarina
sal a gosto

Modo de Preparo

Limpe bem o filé mignon e corte em fatias finas e pequenas. Coloque uma ou duas colheres (sopa) de manteiga em uma chapa e deixe aquecer bem até derreter totalmente. Coloque os filés (poucos para não perder a temperatura alta), para fritar e sal a gosto ( sal normal de cozinha).
Quando o suco da carne estiver aparecendo na superfície, vire-os e deixe-os dourar. retire os bifes da chapa e mantenha-os aquecidos. Quando terminar de fritar todos os bifes, coloque o catupiry na chapa junto com mais um pouco de manteiga ou margarina misturando bem para que absorva o gosto dos bifes. Cubra os bifes com o catupiry e sirva bem quente.

05 - Filé Mignon na Chapa com Champignon

Ingredientes:

1 peça de filé mignon
200 g de champignon
sal a gosto
manteiga ou margarina líquida

Modo de Preparo

Limpe bem o filé mignon e corte em bifes altos ( 2 a 3 cm de altura). Coloque uma ou duas colheres (sopa) de manteiga em uma chapa e deixe aquecer bem até derreter totalmente. Coloque alguns bifes ( poucos para não perder a temperatura alta) para fritar e sal a gosto. Quando o suco da carne estiver aparecendo na superfície, vire-os e deixe os dourar. Retire os bifes da chapa e manetnha os aquecidos.
Quando terminar de fritar todos os bifes, coloque os champignons na chapa e vá virando-os para que absorvam o gosto do bife. Coloque os champignons com o molho sobre os bifes e sirva bem quente.
Dica: Aqueça muito bem a chapa e frite aos poucos, para que não soltem água.

06 - Filé Mignon ao Molho de Roquefort

Ingredientes:

4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de vinho
2 dentes de alho esmagados
salsinha picada
2/3 de xícara de vinho branco
2/3 xícara de caldo de carne
455 g de filé mignon
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo, fubá ou amido de milho
pimenta a gosto
3/4 de xícara de queijo roquefort
2/3 de xícara de creme de leite

Modo de Preparo: 

Faça a marinada juntando óleo, vinho, alho e salsinha. Cubra com a marinada e deixe-a na geladeira por pelo menos 6 horas. O ideal é deixar a carne nesse molho de um dia para o outro. Retire-a da marinada e deixe escorrer o molho. Ferva o molho branco e o caldo de carne juntos até ficarem reduzidos à metade do volume. Asse a carne por 2 ou 4 minutos de cada lado. Coloque o filé num prato aquecido enquanto prepara o molho.
Derreta a manteiga em uma panela grande o suficiente para contera carne. Tire a panela do fogo e adicione a farinha. Despeje o vinho, o caldo de carne e o suco que ficou na panela, mexendo sempre para não encaroçar. Leve novamente ao fogo e deixe ferver um pouco até engrossar. Tempere com pimenta ( não é necessário colocar sal). Coloque o filé na panela e deixe cozinhar por 2 ou 4 minutos. Corte o queijo em pedacinhos e coloque-os na panela. Deixe o fogo por 2 minutos, não deixe ferver. Sirva com vegetais verdes e batatas ao creme.

07 - MEDALHÃO NO ESPETO

Corte as postas de filé mignon com cerca de 5 cm de espessura e deixe de molho no tempero de véspera. Pode ser tempero caseiro (óleo, sal, alho amassado e cebola bem picadinha, com uma pitada de cheiro-verde). Após, fatie o bacon e prepare os medalhões envolvendo as postas com a fatia de bacon e colocando-as no espeto.
Leve para assar e vá virando até que fiquem assados por igual e no ponto desejado. Outra opção é, em vez de marinar. colocar direto o bacon e o sal grosso para temperar.

8 - Filé Pamplona

Tipicamente uruguaia tem preparo simples e muito sabor. Para fazê-la, basta duas asas laterais de um filé mignon, e cortar em dois pedaços grandes em forma cilíndrica. Após, faça um corte lateral sem no entanto dividir a peça. Banhe com azeite de oliva extra virgem. acrescente tempero verde e pimenta. Salpique sal grosso, amarre com um barbante e asse em fogo brando sem deixar passar do ponto.

9 - FILÉ AO MOLHO DE VINHO

Ingredientes:
1 peças de filé mignon
fatias de bacon
2 dentes de alho
1 cebola roxa
80 ml de vinho tinto seco
1 colher (chá) de ajinomoto
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de farinha de trigo
1/2 tablete de caldo de carne

Modo de Preparo:

Coloque o filé mignon em uma vasilhae tempere-o com um pouco de azeite e sal. leve-o para a churrasqueira de bafo em fogo alto. Coloque sobre sua superfície algumas fatias de bacon e deixe assando. Enquanto isso, em uma panela, comece a fazer o molho, leve o vinho e a cebola ao fogo. Tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e deixe ferver até que o vinho se reduza a metade. Enquanto isso, doure a farinha em outra panela com metade da manteiga. Acrescente o caldo de carne dissolvido em um pouco de água ou o vinho e misture bem. Junte os dois líquidos formando um molho encorporado que pode ser passado por uma peneira para evitar aqueles resíduos indesejáveis. Reserve. Retire o filé do bafo, espalhe o restante da manteiga por sua superfície e corte-os em fatias generosas. Cubra com o molho sautê. Sirva acompanhado de arroz branco e uma salada verde. Sofisticado e delicioso.

10 - Churrasco de Filé

Deve ser preparada preferencialmente em espeto, para que seja cortada aos poucos, em fatias bem fininhas. Limpe-a bem antes de assar e tempere-a apenas com sal grosso. Na grelha também fica saborosa. Assim como a picanha, deve ser servida entre mal passada e ao ponto, pois se ficar muito torrada seu sabor pode se alterar.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de Tira de Costela Tradicional

Para vocês que são adeptos a costela bovina, hoje vamos ensinar a fazer uma Receita de Tira de Costela Tradicional, com um paladar de dar água na boca, faça a receita corretamente com isso o seu churrasco vai ser um sucesso. Boa Receita !!!!!!!!!!!!! Ingredientes: 1 tira de costela minga grossa Sal grosso Cerveja Tomate e cebola Modo de Preparo: Passe um pouco de sal grosso com 1 copo de cerveja na carne e deixe descansar por meia hora. Fatie o tomate e a cebola.  Coloque a carne, com a parte do osso para baixo, sobre um celofane e, por cima, fatias de tomate e cebola. Feche o celofane e leve ao fogo até que fique derretendo de tão macia. Pode ser servida em seguida ou retirar o celofane e voltar para o fogo para dourar. Ambas as formas são deliciosas. Sirva ainda quente. O sabor é incomparável.

Receita de Picanha no Espeto

Uma das mais tradicionais receita de picanha mas com um sabor inconfundível e muito simples de fazer. Modo de Preparo: No espeto, a picanha deve ser cortada em postas mais grossas, ( cortes laterias) com cerca de quatro dedos de distância de corte para corte. Fincar as postas no espeto, temperar com sal grosso e assar a meio fogo. Deve ser servida no espeto fatiando aos lados de toda a fileira, voltando-a para fogo com mais um pitada de sal grosso. Esse processo é prático e gostoso, pois evita que a carne esfrie e é sempre servida com o sabor ressaltado pelo sal grosso, ou seja, sem maiores quantidades de gordura. É recomendável não servir com aquela parte de gordura, deixando-a apenas durante o assar para dar gosto e maciez. Se possível, deve ser consumida com uma salada de folhas temperadas com sal. limão ou vinagre para eliminar radicais livres.

5 Receitas Deliciosas com Carne de Alcatra

A Carne de Alcatra está localizada na parte traseira do boi, junto do dorso, é uma carne nobre e muito saborosa, ainda mais no churrasco. O corte inteiro da alcatra compreende a picanha, a maminha e o miolo da alcatra. Esses cortes dão origem a pratos como o " baby beef", e o coração da alcatra, muito apreciados pelos amantes de uma boa carne. Excelente opção para o churrasco, a peça inteira deve ser, de preferência, preparada na grelha quente, com braseiro forte para assar rapidamente. ficando pronta em 15 a 20 minutos. Caso vá utilizar espetos, corte a carne em fatias  de 8 a 10 cm de comprimento ou então em pequenos cubos. Evite cortes finos, pois essa peça resseca com facilidade. 01 - ESPETO DE ALCATRA Ingredientes: 1 peça de alcatra 200 g de sal grosso fatias de bacon requeijão a gosto Modo de Preparo: Retire as gorduras mais grossas e as pelancas com uma faca bem afiada. Em seguida, corte-a em postas na vertical. Sabia qual é o lado vertical as veia