Pular para o conteúdo principal

Saiba da Importância do Sal na Carne

Desde a antiguidade, o sal tem sido amplamente utilizado.
Já foi tão importante que durante muitos séculos era considerado moeda e valia tanto quanto ouro.
Na gastronomia, o sal acentua e ressalta os sabores dos alimentos, conferindo-lhes um gosto especial.
No churrasco não é diferente, o sal é elemento importantíssimo.
Considerado por muitos o único tempero que deve ser utilizado nas carnes.  
Existem diversos tipos de sal á venda no mercado, alguns não são adequados para o uso na churrasqueira.
Os mais utilizados pelos especialistas são o sal grosso e o sal granulado.
Toas as carnes podem ser temperadas com o sal granulado, que é muito similar ao sal grosso, apenas um pouco mais triturado, o que facilita mais a penetração nas peças.
O sal grosso deve ser utilizado apenas nas peças maiores, como costelas ou peças inteiras.
Segundo os especialistas, não existe como errar na quantidade de sal da carne.
Pode-se colocar sal à vontade e, após a carne chegar ao ponto de mal passada, deve-se bater nela suavemente com as costas da faca, para tirar o excesso de sal.
O que restar vai penetrar na carne conforme for derretendo.
Assim, não existe como salgar demais ou de menos.
Cada parte do boi tem seu sabor próprio, isso faz com que, independentemente do sal, o sabor seja diferente em cada peça.
Algumas pessoas utilizam a salmoura nas carnes, mas esse procedimento não é recomendado, pois pode interferir diretamente no sabor da carne, endurecendo as fibras e prejudicando o churrasco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de Tira de Costela Tradicional

Para vocês que são adeptos a costela bovina, hoje vamos ensinar a fazer uma Receita de Tira de Costela Tradicional, com um paladar de dar água na boca, faça a receita corretamente com isso o seu churrasco vai ser um sucesso. Boa Receita !!!!!!!!!!!!! Ingredientes: 1 tira de costela minga grossa Sal grosso Cerveja Tomate e cebola Modo de Preparo: Passe um pouco de sal grosso com 1 copo de cerveja na carne e deixe descansar por meia hora. Fatie o tomate e a cebola.  Coloque a carne, com a parte do osso para baixo, sobre um celofane e, por cima, fatias de tomate e cebola. Feche o celofane e leve ao fogo até que fique derretendo de tão macia. Pode ser servida em seguida ou retirar o celofane e voltar para o fogo para dourar. Ambas as formas são deliciosas. Sirva ainda quente. O sabor é incomparável.

Receita de Picanha no Espeto

Uma das mais tradicionais receita de picanha mas com um sabor inconfundível e muito simples de fazer. Modo de Preparo: No espeto, a picanha deve ser cortada em postas mais grossas, ( cortes laterias) com cerca de quatro dedos de distância de corte para corte. Fincar as postas no espeto, temperar com sal grosso e assar a meio fogo. Deve ser servida no espeto fatiando aos lados de toda a fileira, voltando-a para fogo com mais um pitada de sal grosso. Esse processo é prático e gostoso, pois evita que a carne esfrie e é sempre servida com o sabor ressaltado pelo sal grosso, ou seja, sem maiores quantidades de gordura. É recomendável não servir com aquela parte de gordura, deixando-a apenas durante o assar para dar gosto e maciez. Se possível, deve ser consumida com uma salada de folhas temperadas com sal. limão ou vinagre para eliminar radicais livres.

5 Receitas Deliciosas com Carne de Alcatra

A Carne de Alcatra está localizada na parte traseira do boi, junto do dorso, é uma carne nobre e muito saborosa, ainda mais no churrasco. O corte inteiro da alcatra compreende a picanha, a maminha e o miolo da alcatra. Esses cortes dão origem a pratos como o " baby beef", e o coração da alcatra, muito apreciados pelos amantes de uma boa carne. Excelente opção para o churrasco, a peça inteira deve ser, de preferência, preparada na grelha quente, com braseiro forte para assar rapidamente. ficando pronta em 15 a 20 minutos. Caso vá utilizar espetos, corte a carne em fatias  de 8 a 10 cm de comprimento ou então em pequenos cubos. Evite cortes finos, pois essa peça resseca com facilidade. 01 - ESPETO DE ALCATRA Ingredientes: 1 peça de alcatra 200 g de sal grosso fatias de bacon requeijão a gosto Modo de Preparo: Retire as gorduras mais grossas e as pelancas com uma faca bem afiada. Em seguida, corte-a em postas na vertical. Sabia qual é o lado vertical as veia